sábado, 27 de março de 2010

Renato sem voce ta Russo...


Neste sábado, 27, os fãs da Legião Urbana têm mais um motivo para relembrar a banda. Esta é a data em que Renato Manfredini Júnior, o Renato Russo, completaria 50 anos. Quase 15 anos após a morte do cantor, a banda, que acumula cerca de 14 milhões de álbuns vendidos, ainda é lembrada como uma das mais importantes do rock nacional - e Renato como um compositor ímpar, com letras que marcaram gerações e que até hoje mantém um fiel séquito de fãs e admiradores.

Nascido no Rio de Janeiro, Renato Russo passou grande parte de sua vida em Brasília, local onde a Legião foi formada. O cantor morreu cedo, em 1996, aos 36 anos, em decorrência de complicações de saúde por conta do HIV. Logo após sua morte, os outros dois integrantes do grupo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, anunciaram o fim oficial da Legião Urbana.

Aos 13 anos, o cantor, junto à sua família, deixou o Rio em direção a Brasília. A contextualização da trajetória de Renato Russo com a cidade foi retratada na biografia Renato Russo - O Filho da Revolução, do jornalista Carlos Marcelo Carvalho, lançada no ano passado. O fato de Renato ter nascido no mesmo ano em que Brasília foi inaugurada atraiu o autor, que decidiu então elaborar o livro, fruto de nove anos de pesquisa e mais de 100 entrevistas. "Renato era um símbolo de um processo muito intenso que aconteceu no Brasil na segunda metade do século XX. Isso era muito simbólico, mas nada teria importância se ele não tivesse refletido esse aspecto nas suas letras, especialmente na primeira fase da Legião", disse o autor, em entrevista ao site da Rolling Stone Brasil.

Mais do que letras de amor, Renato elaborava composições engajadas, que exprimiam a realidade que não só ele vivia, mas também sua geração. "Falava de valores que eram muito importantes para jovens do Brasil inteiro. Essa habilidade que ele tinha de criar uma experiência coletiva, a partir do individual, talvez seja o que contribua para que a obra dele permaneça tão atual", acredita Carlos, concluindo que Renato pode ser tido como "um grande cronista de seu tempo."

Artista nato
Renato permaneceu em Brasília por 12 anos, período em que exerceu diversas atividades, de professor de inglês a jornalista de rádio. Pisou em um palco pela primeira vez como ator de teatro e teve seu primeiro material publicado não em uma canção, mas em um livro de poesias marginais. "Ele tentou todos os tipos de expressão artística até se firmar no rock", conta Carlos. Renato baseava-se no que lia, no que vivia e no que observava ao seu redor para escrever. "Essas três coisas foram essenciais para compor sobre sentimentos que eram inerentes a toda sua geração. Ao falar do eu, falava de todos. Acho que essa foi sua grande habilidade como letrista."

O amigo, guitarrista e ex-parceiro de banda, Dado Villa-Lobos, concorda com o jornalista em relação às composições do Renato. Para Dado, "a força que suas canções atingiram é o maior legado" deixado pelo cantor. "Ele conseguiu fazer com que as pessoas cantassem músicas que têm Camões e a Bíblia na mesma letra. Sem contar o privilégio que é poder ouvir aquela voz", relembra. Marcelo Bonfá, ex-baterista da Legião, explica o talento de Renato como um dom intensificado pela formação do artista. "As coisas vinham de dentro e ele sabia manipular isso muito bem porque, acima de tudo, era um cara muito letrado."

Por meio de suas canções, Renato Russo falava de forma lírica, mas clara e universal, sobre os distúrbios da humanidade. E tais composições continuam sendo ouvidas hoje, como se tivessem sido feitas nos anos 2000. "Depois de quase duas décadas a coisa piorou bastante: desde a produção musical, do pensamento e da atitude das pessoas. Hoje, Renato estaria com muitos recursos para continuar escrevendo o que escrevia. Ele teria bastante inspiração", fantasia, aos risos, Dado.

Muitos "Renatos"
Renato Russo era conhecido por ter um humor bastante inconstante, que oscilava entre alegria e tristeza em curtos espaços de tempo. Muitas vezes, brigas com integrantes da banda e amigos faziam parte de sua rotina. "O Renato era 'muitos'", argumenta Carlos Marcelo. "Na família ele era o Júnior, entre os amigos era o Renato, na sala de aula era o Manfredini e, para cada um desses, ele tinha um comportamento particular."

Marcelo Bonfá diz que essas alternâncias eram próprias da personalidade dele, mas também potencializadas pelo uso de drogas. Mesmo assim, entre os amigos, "Juninho" era um cara extremamente doce. Dado afirma guardar apenas boas lembranças, relembradas por ele todo dia 27 de março, como em um ritual. "[Lembro] principalmente dos dias de domingo, comendo cachorro-quente em casa e jogando aquela brincadeira de adivinhar, tipo mímica". Segundo ele, nestes momentos, Renato era um cara bastante divertido, do tipo que falava besteiras o tempo inteiro, uma pessoa "leve, tranquila e engraçada". "Mas ele tinha o lado negro, ácido do rock. As oscilações de personalidade entre o Juninho e o Russo eram enormes, e quando ele encarnava o fundo do poço era terrível".

Essas várias facetas também se manifestavam nas ambições artísticas de Renato. De acordo com Carlos, a partir de materiais e anotações encontrados no apartamento do cantor, localizado no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro (local mantido pela família Manfredini até hoje), Renato não se enxergava como o vocalista da Legião Urbana pelo resto de sua vida. "Ele tinha três planos: um era ser músico, depois cineasta e, por fim, escritor. Ele mesmo não encarava o rock como uma profissão que seria levada pelo resto da vida."

PARABENS RENATO...

segunda-feira, 22 de março de 2010

10 filmes mais vistos no final de semana

Confira a seguir a ordem dos 10 filmes mais vistos no final de semana de 19 a 21 de março nos cinemas brasileiros:

1. "O livro de Eli"
2. "Ilha do medo"
3. "Um sonho possível"
4. "Avatar"
5. "Simplesmente complicado"
6. "Lembranças"
7. "Percy Jackson e o ladrão de raios"
8. "Idas e vindas do amor"
9. "Toy story 2 3D"
10. "O amor acontece"

sexta-feira, 19 de março de 2010

Click - Cena do Filme Click

Mais um filme recomendado pelo Blog EugostoCinema...

Friends - Um dos melhores seriados de todos os tempos



Ross, Rachel, Mônica, Chandler, Joey e Phoebe formam um grupo de seis amigos que lutam para se sobressair e progredir na competitiva vida de Manhattan. Seu humor inteligente e apoio mútuo incondicional fazem com sua amizade seja cada vez mais forte, superando assim todos os obstáculos que a vida lhes apresenta.

Trabalho, família, responsabilidade, dinheiro, sexo, compromisso e, sobretudo, amor e amizade, são alguns dos temas que preocupam e, ás vezes, divertem esses personagens. Não foi à toa que o sofá do Central Perk, o café onde se reúnem para conversar, foi trocado duas vezes por excesso de uso.

Esta sére foi filmada por dez temporadas, conquistando um sucesso após o outro. Sua trilha sonora promocional, "I'll Be There for You" (Rembrandts), é tão famosa quanto o programa, pois a sua mensagem e o refrão definem perfeitamente o significado da existência da série.

BLOSSOM - Se lembra dela ???



Blossom Russo é uma adolescente de 15 anos, muito inteligente e sarcástica, que vive numa casa onde só tem homens e que imagina como seria sua vida, se tivesse uma família mais convencional.

Ela mora com seu pai, Nick, um músico amador que faz o possível para ser um exemplo para os filhos, e seus irmãos mais velhos Anthony e Joey. Sua mãe deixou a família para realizar o sonho de ser cantora em Paris, para onde Blossom sonha em ir visitá-la.

A série acompanhou a personagem principal desde o começo da sua adolescência, passando por o seu namoro com Vinnie, o reencontro com a mãe, até as tomadas de decisões que ela e sua melhor amiga Six precisaram fazer ao escolher em que faculdade estudar.

A série fez grande sucesso no Brasil enquanto foi exibida no SBT, alcançando excelente repercussão no país.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Smallville ganha a 10ª temporada!


Para quem estava preocupado porque a CW, emissora norte-americana, tinha renovado quase todas as suas séries menos Smallville, chegaram as boas notícias: as aventuras do jovem Super-Homem acabaram de ganhar uma 10ª temporada.

Apesar de, a partir desta temporada, ter passado a ocupar as ingratas noites de sexta-feira — o pior horário da televisão americana — Smallville se saiu muito bem, conseguindo índices de audiência que poucas séries conseguem nesse horário.

Antes de começar a 9ª temporada, a emissora e os produtores ficaram com poucas esperanças de que a série ganharia uma 10ª temporada.

Todos temiam que o novo horário de exibição levasse ao cancelamento da série por baixa audiência — algo muito comum de acontecer com as séries que vão para a sexta à noite na televisão americana.

quarta-feira, 10 de março de 2010

segunda-feira, 8 de março de 2010

OSCAR -OS GANHADORES DE 2010


A 82ª edição da festa mais importante do cinema, o Oscar, aconteceu na noite de 7 de março, no Teatro Kodak, em Hollywood, com a chegada dos astros e estrelas ao tapete vermelho.

Às 22h30, teve início a cerimônia de entrega, com apresentação dos atores Steve Martin e Alec Baldwin, que demonstraram afinação e entrosamento ao conduzirem o espetáculo.

E a surpresa (ou nem tanto) da noite foi o filme Guerra ao Terror, que desbancou o favorito Avatar, abocanhando seis premiações, incluindo as mais importantes, de Melhor Filme e Melhor Direção, para Kathryn Bigelow, que derrotou seu ex-marido (e diretor de Avatar) James Cameron.

O destaque da diretora também veio em boa hora, já que, no Dia das Mulheres, Kathryn tornou-se a primeira mulher a ganhar um Oscar de direção.

Confira a lista completa dos vencedores:

> Melhor filme: "Guerra ao terror"

> Melhor direção: Kathryn Bigelow, “Guerra ao terror”

> Melhor atriz: Sandra Bullock, "Um sonho possível"

> Melhor ator: Jeff Bridges, “Coração louco”

> Melhor filme estrangeiro: “O segredo dos seus olhos” (Argentina)

> Melhor edição (montagem): “Guerra ao terror”

> Melhor documentário: “The cove”

> Melhores efeitos visuais: “Avatar”

> Melhor trilha sonora: “Up – Altas aventuras”

> Melhor cinematografia (fotografia): “Avatar”

> Melhor mixagem de som: “Guerra ao terror”

> Melhor edição de som: “Guerra ao terror”

> Melhor figurino: “The young Victoria”

> Melhor direção de arte: “Avatar”

> Melhor atriz coadjuvante: Mo’Nique, “Preciosa”

> Melhor roteiro adaptado: “Preciosa”

> Melhor maquiagem: “Star trek”

> Melhor curta-metragem: “The new tenants”

> Melhor documentário em curta-metragem “Music by Prudence”

> Melhor curta-metragem de animação: “Logorama”

> Melhor roteiro original: “Guerra ao terror”

> Melhor canção: “The weary kind”, de “Coração louco"

> Melhor animação: “Up – Altas aventuras”

> Melhor ator coadjuvante: Christoph Waltz, “Bastardos inglórios”

domingo, 7 de março de 2010

Filmagens de Duro de Matar 5 podem acontecer em 2011



Bruce Willis disse numa entrevista para a MTV que as filmagens de Duro de Matar 5 devem ocorrer em 2011. Ele afirma que se pudesse cotrataria Len Wisema (Duro de Matar 4) hoje, mas tudo depende da Fox.

OSCAR - INDICADOS AO OSCAR 2010



Melhor filme
“Avatar”
“The Blind Sinde”
“Distrito 9″
“Educação”
“Guerra ao Teror”
“Bastados Ingflórios”
“Preciosa”
“Um Homem Sério”
“Up – Altas Aventuras”
“Amor Sem Escalas”

Melhor diretor
James Cameron, “Avatar”
Kathryn Bigelow, “Guerra ao Terror”
Quentin Tarantino, “Bastardos Inglórios”
Lee Daniels, “Preciosa”
Jason Reitman, “Amor Sem Escalas”

Melhor ator
Jeff Bridges, “Crazy Heart”
George Clooney, “Amor Sem Escalas”
Colin Firth, “A Single Man”
Morgan Freeman, “Invictus”
Jeremy Rennet, “Guerra ao Terror”

Melhor atriz
Sandra Bullock, “The Blind Side”
Helen Mirren, “The Last Station”
Carey Mulligan, “Educação”
Gabourey Sidibe, “Preciosa”
Meryl Streep, “Julie & Julia”

Melhor ator coadjuvante
Matt Damon, “Invictus”
Woody Harrelson, “The Messenger”
Christopher Plummer, “The Last Station”
Stanley Tucci, “Um Olhar do Paraíso”
Christoph Waltz, “Bastardos Inglórios”

Melhor atriz coadjuvante
Penelope Cruz, “Nine”
Vera Farmiga, “Amor Sem Escalas”
Maggi, “Crazy Heart”
Anna Kendrick, “Amor Sem Escalas”
Mo’Nique, “Preciosa”

Melhor animação
“O Fantástico Sr. Raposo”
“Coraline e o Mundo Secreto”
“Up – Altas Aventuras”
“A Princesa e o Sapo”
“The Secret of Kells”

Melhor roteiro original
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“The Messenger”
“Um Homem Sério”
“Up – Altas Aventuras”

Melhor roteiro adaptado
“Distrito 9″
“Educação”
“In the Loop”
“Preciosa”
“Amor Sem Escalas”

Melhor filme estrangeiro
“Teta Assustada”, Peru
“A Fita Branca”, Alemanha
“O Profeta”, França
“Ajami”, Israel
“O Segredo de Seus Olhos”, Argentina

Melhor direção de arte
“Avatar”
“O Imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“Sherlock Holmes”
“A Jovem Victoria”

Melhor fotografia
“Avatar”
“Harry Potter e o Enigma do Príncipe”
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“A Fita Branca”

Melhor figurino
“Brilho de uma Paixão”
“Coco Antes de Chanel”
“O Imaginário do Dr. Parnassus”
“Nine”
“A Jovem Victoria”

Melhor edição
“Avatar”
“Distrito 9″
“Guerra ao Terror”
“Bastardos Inglórios”
“Preciosa”

Melhor maquiagem
“Il Divo”
“Star Trek”
“A Jovem Victoria”

Melhor trilha sonora
“Avatar”
“O Fantástico Sr. Raposo”
“Guerra ao Terror”
“Sherlock Holmes”
“Up – Altas Aventuras”

Melhor canção original
“A Princesa e o Sapo”, com “Almost There”
“A Princesa e o Sapo”, com “Down in New Orleans”
“Paris 36″, com “Loin de Paname”
“Nine”, com “Take It All”
“Crazy Heart”, com “The Weary Kind”

Melhor documentário de longa-metragem
“Burma VJ”
“The Cove”
“Food, Inc”
“The Most Dangerous Man in America”
“Which Way Home”

Melhor documentário de curta-metragem
“China’s Unnatural Disaster: The Tears of Sichuan Province”
“The Last Campaign of Governor Booth Dardner”
“Music by Prudence”
“Rabbit à la Berlin”