quarta-feira, 29 de julho de 2009

Filme 'Halloween' chega aos cinemas com cortes e gera polêmica

Desde o lançamento de "Halloween - O início" no Brasil, na última sexta-feira (24), muitos fãs de terror têm saído decepcionados das salas de cinema. É que a cópia do filme que entrou em cartaz por aqui tem apenas 83 minutos, 26 minutos a menos que a original, deixando diversas cenas de fora.



Fãs que já assistiram à versão do longa exibida nos cinemas americanos contam que foram eliminadas as cenas mais sangrentas do terror, que é uma refilmagem assinada pelo diretor Rob Zombie do clássico de John Carpenter. Teriam ficado de fora, por exemplo, sequências que mostram o vilão Michael Myers assassinando uma criança, membros de sua família, uma enfermeira e uma bela garota.



Classificação 14 anos

A distribuidora Playarte teria realizado o corte com o objetivo de conquistar a classificação indicativa 14 anos, que poderia ampliar o potencial de bilheteria do lançamento. Como mostra o Diário Oficial da União de 23 de julho, o filme recebeu inicialmente a classificação "não recomendada para menores de 18 anos, por conter suicídio, crueldade e assassinato", atribuída em 8 de maio.


Em seguida, a distribuidora entrou com pedido de reconsideração da classificação, apresentando a nova versão, com cortes, ao Ministério da Justiça. "Ante a solicitação de reclassificação por adequação, a Playarte apresentou uma versão de 83 minutos, excluindo 26 minutos de conteúdo violento da obra, comprometendo-se em exibi-la nesta última versão apresentada", diz o Diário Oficial. Assim, o ministério aceitou o pedido e alterou a classificação para 14 anos, citando apenas "agressão física e assassinato" na descrição da fita.



Os protestos contra o corte de 26 minutos do filme também chegaram ao site YouTube, onde fãs brasileiros de terror publicaram vídeos manifestando sua insatisfação com a versão do longa que chegou aos cinemas daqui. Um exemplo é o vídeo intitulado "Halloween - O massacre da Playarte", que critica a ação da empresa.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, claro que podemos fazer parceria!
Já coloquei seu blog lá ... abraços

Regina disse...

seu blog e muito bom adorei....