domingo, 9 de agosto de 2009

Biografia Mariah Carey

Mariah Carey

Informação geral

Nome completo Mariah Carey

Apelido - Mimi
Data de nascimento - 27 de Março de 1970(27-03-1970) (38 anos)

Origem Long Island, Nova Iorque

País Estados Unidos

Gêneros Pop, R&B, R&B Contemporâneo

Instrumentos vocal

Período em atividade 1990 - atualmente

Gravadoras Columbia (1988-2001)

Virgin (2001-2002)

Island/Def Jam (2002-atualmente)

Sítio oficial www.MariahCarey.com

Mariah Carey (Long Island, 27 de março de 1970) é uma cantora, compositora, produtora musical e atriz norte-americana.

Fez sua estréia no mundo da música em 1990. Ganhadora de cinco prêmios Grammy, ela é considerada por muitos a artista de maior sucesso da década de 1990 de acordo com a Revista Billboard, e considerada uma das maiores vocalistas femininas da música contemporânea, tendo recebido os prêmios Billboard Music Award de Artista da Década em 1999 e World Music Awards de Artista Feminina Mais Vendida do Milênio em 2000, com mais de 175 milhões de discos vendidos no mundo, sendo 63,5 milhões só nos EUA e aproximadamente 72,5 milhões de compactos de acordo com a RIAA, totalizando mais de 240 milhões de cds e singles vendidos.

Mariah Carey é aclamada pela crítica especializada por suas habilidades vocais. Em toda a sua carreira, Mariah já recebeu mais de 200 prêmios, sendo uma das cantoras mais premiadas da história.

Biografia

A vida antes da fama

Mariah Carey nasceu em Long Island, no Estado de Nova Iorque. Ela é a terceira filha de Patricia Hickey, uma cantora de ópera irlandesa e Alfred Roy Carey, um engenheiro aeronáutico de ascendência afro-venezuelana. Seu prenome foi-lhe dado como homenagem à canção "And They Call The Wind (María)" do musical Paint Your Wagon, com "Mariah" sendo uma americanização de "María".

Carey tem uma irmã, Alison Scott Carey e um irmão, Morgan Carey, ambos respectivamente onze e dez anos mais velhos.

Como uma família multi-racial, os Carey eram constantemente ameaçados por vizinhos preconceituosos, o que fez a família mudar-se de bairro constantemente. Isso levou os pais de Carey a se divorciarem quando ela tinha apenas três anos de idade. Após a separação, Mariah passou a ter pouco contato com o pai, e sua mãe começou a trabalhar em vários empregos para poder sustentá-la e aos seus irmãos.



Durante sua adolescência, Mariah já tinha a certeza de que queria ser cantora e mudou-se para Nova Iorque, onde morou com mais duas amigas num pequeno apartamento. Trabalhando como garçonete e como assistente num salão de beleza, Mariah encontrava tempo para os testes de backing vocal. Graças ao seu talento ela conseguiu no primeiro teste tornar-se backing vocal de Brenda K. Starr, famosa cantora da década de 80.


Começo do sucesso comercial

Em 1990, Carey lançou seu primeiro álbum, intitulado Mariah Carey, que foi aos poucos tornando-se um sucesso instantâneo nos Estados Unidos, produzindo quatro singles que atingiram o primeiro lugar das paradas da Revista Billboard ("Vision of Love", "Someday", "I Don't Wanna Cry" e "Love Takes Time" (que foi composta para seu segundo álbum , Emotions, mas os executivos da Sony a ouviram e viram na canção um hit em potencial, incluindo a mesma em outras tiragens do primeiro álbum).

Em 1991, Carey lançou seu segundo álbum, Emotions, que produziu mais um single que atingiu o 1° da Billboard (a faixa-título "Emotions"). Os outros singles ("Make It Happen" e "Can't Let Go") atingiram posições mais baixas, mas nem por isso deixaram de ser considerados hits.

Em 1992, Carey concordou em participar do especial Unplugged da MTV, em que os artistas interpretam seus maiores sucessos ao vivo e em versões acústicas. O programa foi gravado para provar que Carey não era apenas uma cantora de estúdio, como muitos afirmavam à época. Depois que o programa foi ao ar, o cover de Carey da canção "I'll Be There" (gravada originalmente em 1970 pelo grupo Jackson 5), foi lançado como single e, devido à grande demanda do público, atingiu o primeiro lugar da Billboard na semana seguinte. Mais tarde foi lançado um álbum contendo as canções que Carey interpretou no especial, intitulado MTV Unplugged - Mariah Carey.

Reconhecimento mundial
Mariah Carey no Tribeca Filme Festival 2008.


Em 1992, Carey (com 22 anos) e Mottola (com 42 anos, casado) resolveram assumir o envolvimento amoroso que já durava 2 anos e, após Mottola pedir o divórcio a sua mulher, acabaram se casando em julho do ano seguinte, 1993, numa cerimônia aos moldes da famosa cerimônia do casal princesa Diana e príncipe Charles. Neste mesmo ano, o terceiro álbum de estúdio de Carey, Music Box, foi lançado, tornando-se o seu álbum de maior sucesso, com a marca impressionante de 29 milhões de cópias vendidas no mundo todo. Os singles principais do álbum, "Dreamlover" e "Hero" (que é, possivelmente, a música mais conhecida da cantora), tornaram-se mais dois números 1 nos Estados Unidos de acordo com a Billboard. Um outro single daquele álbum, a regravação da canção "Without You", transformou-se num enorme sucesso ficando em primeiro lugar em mais de 15 países.

Seguindo-se de um dueto com Luther Vandross, "Endless Love" (regravação da música escrita por Lionel Richie e originalmente gravada por Richie e Diana Ross nos anos 70), Carey lançou seu quarto álbum de estúdio em 1994, a compilação de canções natalinas Merry Christmas, que espalhou o sucesso "All I Want for Christmas is You" e a regravação da clássica O Holy Night.

Em 1995, Carey lançou seu sexto álbum (quinto de estúdio), Daydream, outro álbum que teve grande vendagem mundial - mais de 23 milhões de cópias e o segundo álbum da cantora a alcançar o disco de diamante (dez milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos).

Divórcio, nova imagem e recordes

Carey e Tommy Mottola se separaram em 1997. Apesar de manterem a imagem de um casal feliz em público, Carey se sentia emocional e psicologicamente abusada por Tommy, a quem ela sempre descreveu como "um homem muito possessivo". Em 2000 Tommy Mottola casou-se com a cantora e atriz mexicana Thalia, no dia 13 de Outubro de 2008, um empregado romeno demitido da mansão T&T "Tommy & Thalia" que fica em Nova York, revolou que Thalia foi amante de Tommy Mottola, quando eles se conheceram, Mottola ainda era casado com Mariah Carey.

Após o divórcio surgiram diversos boatos na mídia de que Motolla começara a boicotar a divulgação dos álbuns de Carey, bem como vetá-la para grandes projetos da Sony Music e apresentações importantes na televisão americana. Um dos mais significativos vetos foi a interpretação da música tema do filme Titanic, na qual o autor da música havia oferecido a Carey, porém Motolla vetou o nome da cantora para interpretar a canção oferecendo-a à outra também famosa cantora e sua colega de gravadora, Celine Dion. Esses boatos nunca foram comprovados.

Ainda em 1997, Carey lançou seu sétimo álbum, Butterfly (considerado pela crítica como o melhor da cantora e um dos maiores álbuns nas categorias POP e R&B americanos). Seu primeiro single daquele álbum, Honey, mostrava em sua letra e vídeo musical, uma imagem bem mais sexy de Mariah, que até então aparecia como "a garota boazinha" nos clipes (imagem cuidadosamente construída pela gravadora), o single estreou em 1º lugar na Billboard nos formatos POP e R&B, feito jamais alcançado por nenhum outro artista.

Em 1998, Carey lançou seu oitavo álbum - #1's - uma compilação com todos seus singles que atingiram o primeiro lugar nos EUA (Billboard) até então, e mais algumas novas canções. A crítica elogia Carey dizendo que "poucos artistas podem lançar um disco inteiro de músicas n°1".



Em 1999, Carey lançou seu nono álbum, Rainbow. Os singles Heartbreaker (com o rapper Jay-Z) e Thank God I Found You (com Joe e 98 Degrees) chegaram ao número 1 nos EUA, a regravação Against all Odds do cantor Phil Collins fez um grande sucesso em vários países, porém quando outro single do mesmo álbum, Crybaby/Can't Take That Away mal chegou ao vigésimo lugar, Carey abriu o jogo e acusou publicamente a Sony/Columbia de não estar promovendo-a como deveria.



Declínio na carreira e fracasso no cinema

Em 2001, Carey deixou a Columbia Records e assinou o maior contrato da história para um artista solo, nada menos que 80 milhões de dólares e cinco álbuns com a Virgin Records (uma companhia da EMI). Pouco tempo depois, Carey começou a agir estranhamente em suas aparições públicas, e reclamou de estar trabalhando muito e dormindo apenas duas horas a cada noite. Além do mais, seu relacionamento de três anos com o cantor Luis Miguel havia terminado. 24 horas após deixar duas mensagens estranhas em seu site oficial, Mariah teve uma crise nervosa e sua mãe chamou o resgate (911) para levá-la ao hospital. Ela foi internada em uma clínica com o diagnóstico de estafa e colapso nervoso.



Graças ao incentivo da gravadora em vender o single por preço mais barato, a primeira música de trabalho - Loverboy chegou ao número 2 da Revista Billboard, vendendo mais de um milhão de cópias. No entanto, não conseguiu atingir a primeira posição pela falta de execução nas rádios. Os outros singles do álbum chegaram a posições muito baixas no ranking dos singles mais vendidos da Revista Billboard ou falharam para chegar em posição alguma. No Natal deste mesmo ano, a Columbia lançou uma coletânea não-autorizada contendo os maiores sucessos da cantora até então. As vendas foram razoáveis, já que o sucesso da cantora estava em baixa.

Para piorar a situação emocional de Carey, a morte de seu pai, vítima de câncer no cérebro, contribuiu para o declínio pessoal e profissional de Mariah.

No começo de 2002, a Virgin Records decidiu tirar Carey de seu catálogo. Com vendas de pouco mais de um milhão de álbuns, Mariah foi considerada um fracasso pela gravadora, já que pela Sony/Columbia a cantora havia vendido mais de 150 milhões de álbuns.


Em 2002 ainda, Carey lançou Charmbracelet que foi melhor recebido pelo público em comparação ao fracasso de Glitter em 2001.

A volta por cima
"Mimi", o alter-ego de Mariah na turnê The Adventures of Mimi - agosto de 2006.


Em 2005 após dois anos fora da grande mídia, Mariah lançou o aguardado The Emancipation of Mimi, produzido por grandes nomes da música como Jermaine Dupri e Antonio L.A. Reid. O álbum marcado de canções fortes como We Belong Together, Mine Again e a balada gospel Fly Like a Bird tornou-se o mais vendido do ano nos Estados Unidos, vendendo seis milhões de cópias e cerca de doze milhões no mundo inteiro.



O terceiro single, Shake it Off, chegou à segunda posição da Billboard enquanto We Belong Together permanecia na primeira, outro recorde para a cantora. O quarto single lançado Don't Forget About Us, canção no mesmo estilo R&B de We Belong Together, tornou-se seu 17° número 1 nos Estados Unidos, sendo superada apenas por The Beatles.



Em agosto do ano de 2006 a cantora iniciou a turnê The Adventures of Mimi, passando por várias cidades dos EUA, Tunísia, Canadá, Japão e China. A turnê foi uma das mais rentáveis do ano.

Retorno
Mariah Carey Perfomance durante o Grammy de 2006

Em abril de 2008, Mariah lança E=MC² - seu 11º álbum de estúdio. Para isso, ela contou com a ajuda de produtores como Jermaine Dupri, DJ Toomp, Stargate, Will.I.Am, Bryan Michael Cox, Nate “Danjahandz” Hills, James Poyser, entre outros nomes de peso. O álbum estreou em 1º lugar na Revista Billboard com 463 mil cópias vendidas na primeira semana.



Seu primeiro single Touch My Body produzido por Mariah, The Dream e C. "Tricky" Stewart é uma canção R&B alegre e ultra-feminina. "Body" se tornou seu 18º single número # 1 na parada americana Billboard Hot 100 onde permaneceu por duas semanas superando o recorde de Elvis Presley que mantinha dezessete músicas em #1.



Casamento secreto

Em maio de 2008, a cantora se casa com ator e rapper Nick Cannon secretamente, com apenas um mês de namoro. Mariah diz ter encontrado sua "alma gêmea". Cannon diz que Mariah é uma mulher linda por fora e dez vezes mais por dentro.

Revista TIME - 100 pessoas mais influentes do mundo

No mês de junho de 2008 a revista americana Time publicou a lista The World's Most Influential People, lista onde o público votou, e Mariah aparece como uma das artistas mais influentes do mundo.

Com uma declaração emocionante e verdadeira, a lenda do R&B Stevie Wonder cita frases como: "Conheci apenas três pessoas que tinham vozes verdadeiramente maravilhosas e espírito compatível: minha primeira esposa Syreeta, Minnie Riperton e Mariah Carey". "Quando as pessoas falam sobre as grandes cantoras influentes, elas dizem Aretha Franklin, Whitney e Mariah. Isso é um testamento para o talento dela. O alcance vocal de Carey é fantástico."

Recordes

* Cantora com mais singles platina e a única com dois multi-platina.
* É a única artista a ter três singles estreando em #1 no Hot 100: “Fantasy”, “One Sweet Day” e “Honey”.
* É a única artista feminina a ter dois singles simultaneamente em #1 e #2 na Billboard Hot 100: “We Belong Together” e “Shake It Off”.
* Artista solo com mais singles #1 na Billboard Hot 100. (18 singles)

Voz

Reconhecida mundialmente como a cantora famosa de maior potencial vocal na era contemporânea, Mariah Carey atualmente é classificada como um Soprano dramático coloratura e possui uma alcance vocal impressionante de 5 oitavas regulares(G#2-G#7), sendo que as vezes consegue trabalhar com notas fora de sua extensão (acima de 5 oitavas),uma vez que já produziu notas como F1 e C8 em algumas de suas performances ao vivo.

* Notas mais baixas: G#2 na performance da canção You and I, de Stevie Wonder, em 2002 e em entrevista a rádio australiana KISS-FM, abril de 2008). A2 em God Rest Ye Merry Gentlemen, do álbum Merry Christmas, de 1994 (no trecho Tidings of confort and joy);

* Notas mais altas: G#7 em uma performance de Emotions (do álbum Emotions), em 1991, no MTV Video Music Awards e também no Arsenio Hall; e Star Spangled Banner (Hino Nacional Americano) em ao vivo no Superbowl de 2001 e em Daytona 2002; E7 em I Wish You Well, do álbum E=MC²; D7 em I Wish you Knew – 2006 e Don’t Forget About Us, ambas do álbum The Emancipation of Mimi.

O F1 (Fa1) no final da performance de My All no prêmio Nobel de 1997 em Homenagem a Diana Ross e o C8 na Introdução de sua banda na turne de 2002 foram notas fora de sua extensão regular;

* Nota Mais Longa: 18s em Lead The Way do Álbum Glitter, em 2001, 15s Star Spangled Banner e em Never too far

Curiosidades

Mariah Carey Performance no GMA 2008.

Mariah carey apesar de conseguir emitir notas que estão fora da extensão de um soprano dramatico não pode ser classificada como sendo Contralto, pois seu timbre é tanto grave quanto agudo talvez mais agudo do que grave. Carey antes de seu afastamento momentâneo nos anos 2000, emite notas fora de sua extensão usando Whistles Register, falsete e belting. Depois de um período Carey volta com alguns problemas vocais, mas aquelas notas que emitia utilizando técnicas continuou usando ate que passou para sua tessitura.

Carey alcança notas que estão na sétima oitava esse alargamento de sua extensão vocal, segundo a crítica especializada, ocasionou a perda de boa parte de sua beleza de timbre. Hoje, os efeitos (graves, agudos e whistles) são os mesmos, porém a qualidade da voz plena é outra, bem inferior. Mas isso também lhe proporcionou grandes feitos: passou a atingir graves mais profundos, como na canção If Only You Knew / Somewhere Over The Rainbow, no tributo à cantora americana Patti LaBelle, em 1998, onde impressionou a todos com um grave de contralto no final da apresentação, e mais recentemente, em 2002, com as notas gravíssimas da canção You and I, no tributo a Stevie Wonder, feito pelo canal Black Entertainment Television (BET), e 2005 em uma versão ao vivo da canção Vision Of Love para o mesmo canal ; e também a prolongar notas por mais de 10s, ex: 12s em belting nas canções We Belong Together e We Belong Together Remix (porém aí utilizou o Whistle Register); 12s na canção Don't Forget About Us; 14s na canção Never Too Far e em The Star Spangled Banner- o hino nacional americano (acapella em Daytona); 15s no hino The Star Spangled Banner no Superbowl XXXVI; e finalmente os seus grandes 18s na canção Lead The Way (versão em estúdio). Observa-se que nas últimas 5 canções é feito o uso de melisma para manter a nota. Antes, sua marca maior em belting era de 10s, na apresentação da canção Vanishing, no Tattoo Club, em 1990; e 18s em melisma na canção Without You, em estúdio.

Fora suas habilidades na música popular, Mariah também demonstra grande talento para o canto lírico, como na canção All In Your Mind, em que faz firulas (ou melismas) com a voz que lembram a poderosa cantora lírica Erna Sack, na ária Voices Of Spring; no filme Procura-se Uma Noiva (The Bachelor), em que vive uma cantora de ópera, canta o trecho de uma ária com a própria voz; em uma apresentação da canção Hero, ao lado de calouros no Eurobest, Mariah fez uma nota aguda lírica por 12s que arrancou aplausos da platéia; e por último, em 2005, ao lado do cantor americano John Legend, ao interpretar a canção With You I'm Born Again, faz uma pequena nota.

Sua sonoridade está entre os estilos musicais Pop, R&B e Hip-Hop, com algumas influências dos estilos Gospel e Soul. Carey é reconhecida por ser pioneira na junção do Pop & R&B (seguida posteriormente pela artista Jennifer Lopez) com constantes parcerias de rappers, fórmula seguida por artistas mais novas como Beyoncé, Rihanna e Ciara.

Mariah Carey, com a canção de seu novo disco E=MC², Touch my Body, tornou-se, segundo a revista americana Billboard, a 2ª artista com mais singles n°1 (ou que atingiram o primeiro lugar nas paradas musicais americanas) na história da música com 18 canções nos EUA, faltando apenas mais dois singles #1, para se tornar a artisa com mais singles #1 na história da industria musical. Há uma certa esperança de o novo single My Love do rapper The Dream (que conta com a participação de Carey) se torne #1, devido ao enorme n° de downloads que a musica teve sem ser officialmente lançada (11.000.000 de downloads) Atualmente ela apenas perde para os Beatles, que têm 20 canções n°1.

Mariah carey atualmente é coniderada uma das cantoras mais ricas do mundo com uma fortuna estimada em mais de 850 milhões de dólares.

Nenhum comentário: