quarta-feira, 11 de agosto de 2010

MGM pode decretar falência



A situação de reestruturação da MGM está indo tão mal que já se fala em uma falência forçada do estúdio, que pode acontecer até 15 de setembro.

Mas como os credores não querem perder o controle dos lucrativos direitos do estúdio sobre os filmes de James Bond, é possível que um deles ainda faça um novo esforço para fornecer capital social novo suficiente para viabilizar uma reestruturação voluntária. Se essa alternativa fracassar, o estúdio poderia obter um sétimo adiamento da execução de sua dívida com seus mais de 100 credores.

Seja como for, faltando pouco mais de um mês para vencer mais de 400 milhões de dólares em dívida e juros sobre a dívida, uma coisa é certa: nunca antes o nível de frustração esteve tão alto durante o esforço de um ano para sanar as finanças da MGM. "A coisa está quase virando piada", disse um executivo em uma das empresas que considera a possibilidade de formar uma parceria estratégica com a MGM.

Vários projetos de filmes importantes já foram suspensos em função das dificuldades financeiras do estúdio, incluindo o próximo filme de James Bond e dois filmes baseados no livro O Hobbit, de J.R.R. Tolkien. Outros projetos que estão em suspenso incluem um filme planejado dos Três Patetas e um remake de Robocop.

Quanto ao receio de perder o controle sobre os direitos de 007, não existe consenso legal quanto a se os credores perderiam ou não os direitos, no caso de uma falência forçada. Mas essa preocupação vem sendo suficiente para levar os credores a concordar com meia dúzia de adiamentos de pagamento da dívida.

Antes das negociações para uma reestruturação, a MGM solicitou ofertas de compra da empresa. Mas a oferta máxima - feita pela Time Warner, no valor de 1,5 bilhão de dólares - foi considerada insuficiente.

Nenhum comentário: